Exgenhoca
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NEUTRINOS

Ir para baixo

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NEUTRINOS Empty UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NEUTRINOS

Mensagem por Spawn Ter Out 18, 2011 7:27 pm

Pelo estudo da radiotividade sabemos que uma das formas de um átomo transformar-se em outro (ou sofrer decaimento) é emitir um nêutron e um elétron (partícula beta). Este processo é conhecido como Decaimento Beta.

Avaliações mecânicas iniciais deste evento mostravam que o nêutron e o elétron ejetados do átomo não se moviam na mesma direção, o que parecia violar o Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento. A energia total do sistema antes e depois do decaimento também não tinham o mesmo valor, o que parecia violar outro importante comportamento do mundo físico, o Princípio da Conservação da Energia. Apenas a carga elétrica se conservava, garantindo a validade do Princípio da Conservação da Carga Elétrica.

A credibilidade dos físicos na validade destes três princípios era tão grande que foi mais fácil acreditar que eles não deveriam ser violados e sim que algo novo, ainda não descoberto, estava por vir para dar a resposta para os impasses mecânicos no Decaimento Beta.

Nesta linha de raciocínio, Wofgang Pauli (1900-1958) sugeriu em 1930 que no Decaimento Beta deveria existir uma terceira partícula ejetada além do elétron e do nêutron. Essa partícula deveria:

1) Carregar a energia que faltava, para garantir a validade do Princípio da Conservação da Energia.
2) Ser ejetada com uma certa velocidade e numa direção tais que a sua quantidade movimento somada vetorialmente à quantidade de movimento do elétron dessem como resultado exatamente a quantidade de movimento do nêutron ejetado, garantindo a validade do Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento. Em outras palavras, as quantidade de movimento do sistema (vetoriais) ANTES e DEPOIS do decaimento deveriam ter o mesmo valor.
3) Deveria ter carga nula pois, como já se sabia, no Decaimento Beta não havia problema com a carga elétrica que já estava devidamente balanceada, garantindo o Princípio da Conservação da Carga Elétrica.
4) Finalmente, interagir pouco com a matéria, pois sua detecção não havia acontecido ainda pois deveria ser dificílima. Desta forma, além da carga elétrica nula (como já se esperava), deveria também ter uma massa muito pequena.

Esta terceira partícula seria mais ou menos como um nêutron, com carga elétrica zero, só que com massa minúscula. Por este motivo, Enrico Fermi (1901-1954) sugeriu que a partícula (ainda teórica) fosse batizada de neutrino, algo como o diminutivo de nêutron.

Embora tenha sido sugerido teoricamente em 1930, a existência do neutrino só foi cofirmada experimentalmente 26 anos depois, em 1956.

Por: Prof. Dulcidio Braz Júnior
Spawn
Spawn
Hades
Hades

Mensagens : 183
Data de inscrição : 08/10/2011

https://exgenhoca.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos